segunda-feira, dezembro 21, 2009

"A Admiração é a Primeira de Todas as Paixões"

"Quando o primeiro contacto com algum objecto nos surpreende e o consideramos novo ou muito diferente do que conhecíamos antes ou então do que supunhamos que ele devia ser, isso faz que o admiremos e fiquemos espantados com ele. E como tal coisa pode acontecer antes que saibamos de alguma forma se esse objecto nos é conveniente ou não, a admiração parece-me ser a primeira de todas as paixões. E ela não tem contrário, porque, se o objecto que se apresenta nada tiver em si que nos surpreenda, não somos emocionados por ele e consideramo-lo sem paixão."

René Descartes, in 'As Paixões da Alma'

Sem dúvida que adoro a parte do "antes que saibamos de alguma forma se... a admiração parece-me ser a primeira de todas as paixões." - Encaixa tão bem no meu mundinho e na mia forma de ver as coisas...

É contudo uma citação que todos lemos e nos identificamos, ou pelo menos quero eu acreditar que assim o seja. Porque isto - ver as coisas assim - é lindo!

Ou estarei eu a fazer uma leitura sentida do mesmo?
Hm...


E hoje, para acabar, vou ainda meter aqui uma musiquinha que também encaixa no meu mundinho. Que simplesmente adoro e só hoje descobri que era destes senhores!




ps - psiu, depois desta obviamente que saquei de imediato o CD!

Sem comentários:

Enviar um comentário